Água

Tratamento

O SAAE é o órgão responsável pela distribuição de água potável e pela coleta de esgoto sanitário em todo o município de Sete Lagoas.

O sistema de abastecimento de água de Sete Lagoas tem características bem específicas e diferentes da maioria das cidades. Toda a água que abastece a cidade é de captação subterrânea feita através de poços profundos (aproximadamente 150 m de profundidade). As águas subterrâneas são consideradas tradicionalmente como um dos recursos de maior pureza dispensando tratamentos mais elaborados, já que passam por um rigoroso processo de purificação executado pelo próprio subsolo. Assim, o tratamento indicado neste caso é por simples desinfecção através de cloração, e a dosagem é regulada de acordo com normas da OMS – Organização Mundial de Saúde, que determina um residual ativo de cloro entre 0,2 a 2,0 ppm.

Como Sete Lagoas está localizada numa região cárstica (região calcárea) a água subterrânea já conta com o flúor natural conforme análises realizadas periodicamente cujos valores encontrados variam de 0,01 a 1,5 mg/l.

O abastecimento é feito através de 20 sistemas “pulverizados” em toda malha urbana, sendo que a maioria desses sistemas não tem área de abrangência totalmente definida, ou seja, há setores da malha urbana que recebem água de dois ou mais sistemas.

Outra situação específica de Sete Lagoas é o fato de que, além da maioria dos sistemas serem interligados, existe também o caso da “injeção direta” na rede de distribuição de água, cuja forma de desinfecção por cloração é feita atrávés de bombas dosadoras de cloro em 56 UTs – Unidades de Tratamento Simplificado, também chamadas de Casas de Químicas, junto aos poços e espalhadas por toda a cidade inclusive na zona rural. 

© 2018 Saae Sete Lagoas . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.