Esgoto

Coleta de Esgoto

Coleta de esgoto

Os tipos de esgotos mais comuns produzidos nas cidades são o doméstico, o pluvial e o industrial. A água potável utilizada por uma pessoa, seja tomando banho, lavando louça ou apertando a descarga no vaso sanitário, produz esgoto doméstico.

As águas das chuvas, após passarem pelos telhados, ruas e jardins são consideradas esgoto pluvial. E a água utilizada nos processos de produção industrial forma o chamado esgoto industrial. Lembrando que o esgoto pluvial(drenagem) não é de responsabilidade/atribuição legal do SAAE.

Cada tipo é constituído de diferentes substâncias, materiais e organismos. Todos esses agentes podem causar danos como proliferação de doenças, contaminação do solo e dos mananciais. Para evitar todos esses problemas são construídos sistemas de coleta de esgotos que promovem o afastamento da sujeira.

As tubulações diferenciam-se por diâmetro, material de fabricação e são instalados para que o esgoto corra, na maior parte do tempo, por gravidade.

Diretamente nas casas, são feitas ligações com um diâmetro menor que formam ramais e unem-se às redes coletoras das ruas.

Os interceptores são tubulações colocadas ao lado dos córregos que recebem esgotos de várias redes coletoras.

Dos coletores troncos, o esgoto corre em direção aos interceptores: tubulações maiores assentadas ao lado dos mananciais que levam o esgoto até as ETE’s.

© 2018 Saae Sete Lagoas . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.