Água

Controle de Qualidade

Possuindo laboratório próprio, o SAAE realiza o controle da qualidade da água distribuída. Esse monitoramento é feito por amostragem nos sistemas, poços artesianos, e redes de distribuição, através de um rodízio cujo resultado é enviado mensalmente à Secretaria Municipal de Saúde.

 

Apesar das dificuldades inerentes ao tipo de Abastecimento e Distribuição (captação subterrânea, 105 poços, 20 sistemas, 56 injeções diretas na rede, 55 reservatórios), O SAAE vem cumprindo as determinações legais da OMS e da Portaria 2914/2011 – MS considerando os parâmetros relativos ao tratamento por simples desinfecção que é o indicado para o caso de Sete Lagoas.

 

Recomendações Gerais:

 

Caso haja alguma diferença no aspecto da água comunique pelo telefone 115 ou procure a unidade do SAAE mais proxima. O municipio está sujeito à interrupões no abastecimento. Nessa situação podem ocorrer problemas de infiltração de materiais estranhos na canalização. Para sistemas que apresentam deficência na concentração de cloro, são adotadas soluções para adequar a dosagem do produto. Algumas metas relacionadas á quantidade amostras previstas podem ser prejudicadas em função de problemas de intermitência no abastecimento na ocasião da coleta de água, mantenção nos sistemas de abastecimento e amostragens inviabilizadas por chuvas, problemas no recipiente ou transporte

 

Decretos e portarias que definem o controle e vigilância da água:

 

Decreto nº 5.440, de 4 de maio de 2005.

 

Portaria nº2.914, de 12 de Dezembro de 2011.

  • Arquivos para download
  • © 2018 Saae Sete Lagoas . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.